Acne ( espinhas )

Você está na categoria » Doenças
acne_adolecente_cicatriz-dermatologista_palmas

Acnes sempre foram um grande problema para todos. Muitas pessoas sofrem por causa da acne e dos cravos no rosto, é claro que todos, em algum momento, já se perguntaram sobre como acabar com as espinhas no rosto, ou como tratar as manchas de espinhas. Eu vou agora tirar um pouco dessas dúvidas.

A acne (espinha) é uma doença causada devido à inflamação dos folículos (pilosebáceos, ou mesmo apenas pelo acúmulo de sebo no seu interior.

A acne pode se manifestar desde comedões (cravos), pápulas, pústulas (espinhas com pus) e até nódulos (acne nodular). Normalmente é classificada em várias graduações, relacionadas com a gravidade da caso. É possível o surgimento das Espinhas em qualquer idade, desde a infância até a vida adulta. A grande maioria dos casos de acne surgem na adolescência. A incidência de acne na vida adulta é maior nas mulheres, chamadas de Acne da Mulher Adulta.

Resumidamente, a acne tem algumas causas definidas: alteração da ceratinização, aumento na produção de sebo, infecções bacterianas (principalmente o Propionibacterium acnes), alterações hormonais.

Acne e Alimentação

Aqui cabe retirar um mito importante: alimentação. Os estudos clínicos científicos ainda não mostraram, até o momento, uma relação clara de alimentos com espinhas. Alguns estudos mostram pequena relação com acne, enquanto outros dizem que o consumo de qualquer alimento não provoca acne. Existe alguma correlação com certos tipos de gordura/óleos específicos e também alguns suplementos.

Nessas situações uma possível recomendação é observar o seu caso. Se um alimento piora as espinhas, evite aquele alimento. Se não observa qualquer alteração das espinhas, não há porque evitar qualquer alimento.

Vou me concentrar agora em explicar um pouco sobre o tratamento da acne. Quero deixar claro que apresentarei idéias gerais de como são os tratamentos, pois cada pessoa deverá consultar o seu médico, pois só ele poderá decidir qual será o melhor tratamento para suas espinhas e os efeitos que elas causam como manchas na pele, cicatrizes , etc.

Alimentação:

Como foi dito, a acne (espinhas e cravos) não tem relação com a alimentação, sendo assim, a princípio não há necessidade de qualquer restrição. Entretanto é comum que algumas pessoas notem o aumento com determinados alimentos. A orientação é que, se essa mudança for muito clara, ou seja surgirem muitas lesões de acne quando utiliza determinada comida, você deve evite aquele alimento particularmente.

Dicas para controlar a oleosidade da pele:

1-Evite lavar o rosto muitas vezes por dia, lave 2 ou 3 vezes apenas.

2-Evite protetores oleosos.

Talvez você queira conhecer:

Uso de roacutan.

Tratamento de cicatriz de acne.

Procure um médico da sua confiança. O seu dermatologista poderá te orientar sobre os melhores tratamentos.

Por: Ronis Silva CRM-TO 2787.

Agendar consulta no (63) 3214-5536.