Como acabar com o mau cheiro das axilas.

Você está na categoria » Notícias
odor_axilas_mau_cheiro

O mau cheiro nas axilas não se origina precisamente de uma má higiene, pois em muitas ocasiões o problema está relacionado com fatores glandulares ou hormonais. Em alguns casa os esse odor desagradável tem relação com sudorese excessiva ou com a presença de bactérias e fungos.

Para entender melhor esse odor é preciso saber que existem dois tipos de glândulas que produzem o suor, as écrinas e apócrinas. As écrinas produzem um suor mais líquido enquanto as apócrinas produzem uma secreção que contém várias substâncias químicas. As bactérias presentes na pele da axila metabolizam algumas dessas substâncias químicas produzidas pelas glândulas apócrinas, e estas substâncias tem odor característico. Esse mau cheiro costuma ser incômodo e desagradável, tanto para quem o possui quanto para as pessoas ao redor.

Para eliminar, ou amenizar, esse odor

Lave muito bem as axilas

Mesmo que o caso de muitas pessoas não seja esse, ou seja, que se lavem bem, ainda assim, utilizar o sabonete e higienizar muito bem a região é o primeiro passo. Utilize um sabonete neutro.

Se for caso de suor excessivo

Um bom anti-transpirante pode ajudar, mas se não resolver a aplicação de toxina botulínica tem ação reduzindo até 98% do suor.

Na hora de escolher a roupa

Existem alguns tecidos ou cores que podem fazer com que suemos mais, o que termina em mau cheiro. As pessoas devem evitar usar roupas muito apertadas, pois elas impedem que a pele “respire” de forma adequada. Também devem evitar roupas de tecidos sintéticos, logo, é melhor optar por aquelas feitas de tecidos naturais. O preto, apesar de “emagrecer” mais, também faz com que suemos além do normal.

Alimentar-se bem

Mesmo que normalmente esse fator não seja considerado, a alimentação também tem muito a ver com o mau cheiro nas axilas. Por exemplo, comer frequentemente cebola, alho, café e consumir bebidas alcóolicas fará com que o cheiro do suor se torne muito mais forte, assim como o cheiro do corpo inteiro. Entretanto, ao optar por frutas e verduras será possível amenizar isso.

Depile as axilas

Além de ser esteticamente desagradável, manter pelos nas axilas é uma das grandes causas de mau cheiro, já que essa condição permite a proliferação de fungos e bactérias, que como já mencionamos, são causas do problema.

Use um anti-transpirante

Os desodorantes só servem para encobrir o mau cheiro impregnado na pele, eles não combatem realmente a sudoração excessiva. Em contrapartida, o anti-transpirante controla o excesso de suor e o mau cheiro.

 

Procure um médico da sua confiança. O seu dermatologista poderá te orientar sobre os melhores tratamentos.

Por: Ronis Silva CRM-TO 2787.

 

Veja também:

 

 

Agendar consulta no (63) 3214-5536.