Cuidados com a pele na gestação.

Você está na categoria » Notícias
gravidez_pele_gestante.

Gravidez momento mágico e solene, a mulher se torna o centro das atenções e mundo gira em torno dela, fica mais bela e mais amada, mais confiante, mais mulher.
Durante esse período, mudanças hormonais, vasculares e imunológicas acabam provocando alterações na pele, nos pelos e nas mucosas. Algumas alterações para melhor, como as mudanças no cabelo e nas unhas, e outra nem tanto, como o risco do indesejado melasma.

A pele da gestante é mais suscetível às irritações pelo uso de produtos como os cosméticos, desodorantes e perfumes. Sendo recomendável o uso sabões neutros ou emulsões de limpeza, além do uso de hidratantes sem perfumes ou antissépticos que possam irritar a pele.

Durante a gestação, há mulheres que apresentam pele muito seca, sendo recomendado é evitar banhos demorados e com água muito quente. Aconselha-se hidratar bem a pele após o banho, com cremes, para que corrijam a textura da pele e para que ganhe elasticidade extra para suportar o estiramento durante a gravidez, diminuído assim o risco de estrias e melhorando os pruridos ( coceiras ) que aparecem em função do ressecamento da pele.

Cerca de 70% das mulheres grávidas podem apresentar o denominado melasma (manchas marrom escuras no rosto ). Podem aparecer durante o primeiro trimestre da gravidez, acentuando-se nos últimos meses. A exposição ao sol pode piorar o problema. Para preveni-lo deve-se evitar a radiação ultravioleta, utilizando protetores solares adequados para a pele da gestante e uma vez instalada o médico pode tratar mesmo durante a gravidez.

Cerca de 90% das grávidas apresentam estrias (linhas rosadas) que podem aparecer no abdômen, coxa e mamas. Surgem devido ao rápido aumento da tensão e estiramento do tecido da pele, com a ruptura de fibras de colágeno e elásticas.

A predisposição genética para ter bebês de alto peso são os fatores que levam a mulher a apresentar estrias. Para prevenir o aparecimento de estrias, o melhor é manter um peso apropriado durante a gravidez, utilizar cremes hidratantes..

Quanto à celulite, recomenda-se uma dieta adequada, atividades físicas e em alguns casos a drenagem linfática pode ser de grande ajuda

Dicas:
1- Todo produto que se use na pele deve estar autorizado pelo médico;
2- Não se expor ao sol, e usar proteção solar UVA e UVB.
3- evitar ganho de peso além do normal durante a gravidez.
4- Hidratar a pele com cremes.
5- Evitar o uso de cremes antirrugas ou antiacne, assim como de creme anticelulite e clareadores, sem a orientação médica.
6- Não fazer tratamentos estéticos sem orientação médica.
7- Beber muita água

Veja também:

 

Procure um médico da sua confiança. O seu dermatologista poderá te orientar sobre os melhores tratamentos.

Por: Ronis Silva CRM-TO 2787.

Contato: (63) 3214-5536.

 

Siga Dr. Ronis Silva no Instagram

Siga Dr. Ronis Silva no Instagram