Dietas da moda

Você está na categoria » Nutrologia
deitas_da_moda_tocantins_palmas.

Master cleanse, do tipo sanguíneo, da papinha de bebê, da lancheira, da proteína ou dukan, do vegano temporário, do vinagre, da lua, sem glúten, dieta do hCG… Qual vai ser o seu pedido para esse mês  ?

São dietas e mais dietas, eu poderia escrever um livro apenas com o nome das dietas.

São tantas opções e mesmo assim a população continua engordando.  No Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30. A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer.

Mas porque essas dietas não funcionam  ?

Elas não funcionam por não encararem o problema de frente, como um doença que precisa de tratamento sério e constante.

A obesidade é considerada um doença crônica que tem como base de seu tratamento mudanças comportamentais e o uso de medicações, em casos específicos.

Essas dietas, em sua maioria, oferecem um caminho rápido onde o paciente corta calorias mudando de maneira errada sua alimentação e sem criar uma rotina de atividades físicas.

Essa mudança errada leva um diminuição rápida de peso, com perda importante de massa magra. Como o paciente não criou um novo hábito ele geralmente volta a engordar, engordar com ganho de tecido gorduroso. Ele entra em uma nova dieta da moda  e o ciclo se repete.

Qual seria a solução ?

A solução passa por uma combinação de readequação alimentar, sem cortar nenhum tipo de alimento, por mudança no estilo sedentário de vida e por um entendimento de estamos diante de uma doença crônica, que deve receber cuidados contínuos e receber medicações, em alguns casos.

O acompanhamento nutricional, sem terrorismo nutricional, é fundamental. Assim como a participação de um bom profissional de educação física.

Faça parte do Projeto Emagrecimento Responsável.