Fashion Week da mesa.

Você está na categoria » Nutrologia
nutrologia-esportiva-palmas-tocantins_emagrecimento_

Se me perguntam qual a pior dieta, eu digo que é a dieta da moda.

O modismo leva à dificuldades alimentares, seja por um cardápio com alimentos impossíveis de encontrar, seja por um cardápio com alimentos impossíveis de comprar ou pela simples retirada de um grupo alimentar importante.

Vamos entender um pouco melhor o que estou falando:

“Goji berry tem poder rejuvenescedor.”

“A chia emagrece, tem efeito desintoxicante e reduz a gordura”

“O inimigo de quem busca uma vida saudável está no pão, no bolo ou na cerveja. É o Glúten”

“Pipoca faz bem à saúde, não engorda e até previne algumas doenças”

“Doce pode ajudar a emagrecer, controlar a pressão arterial e mais”

“Tomate previne câncer de próstata, diz estudo; veja outros alimentos eficazes”

“Consumir ovo pode evitar doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.”

É verdade que o Goji Berry tem mais vitamina C que a acerola ou que a laranja ? Sim, mas a pergunta é: o que o seu organismo faz com essa vitamina extra ? A resposta pode deixar os consumidores triste e o vendedores com raiva. Seu organismo elimina, você não vai armazenar mais do que precisa, não vai fazer um estoque para dias difíceis e nem virar um super.

Glúten é realmente um inimigo ? Não, de maneira alguma. O glúten faz mal para quem tem doença celíaca, para quem tem intolerância ao glúten. Alimentos ricos em glúten, dentro de uma dieta equilibrada, trazem inúmeros benefícios para a saúde. “Eles ajudam a controlar a glicemia e os triglicérides, aumentam da absorção de vitaminas e minerais, melhoram a flora intestinal e deixam o sistema imunológico mais forte.

A chia é uma fonte de fibra ? Sim, mas temos muitas outra fonte de fibras. A chia é desintoxicante ? Quem tem essa função é o bom e velho fígado, com ajuda do sistema renal. A chia emagrece ? Assim como qualquer dieta de baixa caloria.

Seria possível escrever um livro só usando as manchetes de revistas ou site, com “alimento X é bom para isso ou alimento Y é bom para aquilo” É preciso entender que cada alimento tem sua composição especificas, sendo que um é melhor para evitar gripe e outro melhor para evitar osteoporose. Um é melhor para evitar câncer de próstata e outro para evitar câncer de estômago.

Então vou precisar escolher qual doença não quero ou qual câncer não quero ? NÃO. VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER NADA, VOCÊ PRECISA DO EQUILIBRIO. Nosso organismo precisa da vitamina C, mas também da E, da A…

Precisamos buscar o equilibro em tudo. Nem um alimento é melhor ou pior do que o outro, todos tem sua função no organismo e o segredo é a variabilidade na quantidade certa. Evitando, sempre que possível, os industrializados.

Lembro que refrigerante e outras coisas NÃO SÃO ALIMENTOS e por isso não ajudam em nada.

EMAGREÇA COM SAÚDE