Molusco Contagioso

Você está na categoria » Doenças
molusco_contagioso_dermatologista_ronis_silva_palmas

O molusco contagioso é uma doença viral que provoca lesões na pele muitas vezes confundidas com verrugas. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Atinge preferencialmente as crianças, devido à imunidade ainda não estar totalmente desenvolvida. É frequente o achado da doença em crianças com dermatite atópica.
O molusco contagioso também pode atingir adultos, principalmente aqueles que tenham alguma imunodeficiência, como pacientes infectados pelo HIV ou transplantados.
As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 milímetros de diâmetro.
As lesões são autoinoculáveis e podem se espalhar. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões.
As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.
A doença pode apresentar involução espontânea, o que pode levar de alguns meses a anos, desde que o organismo possa desenvolver defesas contra o vírus.

O tratamento consiste na sua destruição, que pode ser feita através de curetagem, cauterização químicacrioterapia e eletrocoagulação.

Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos.

Procure um médico da sua confiança. O seu dermatologista poderá te orientar sobre os melhores tratamentos.

Por: Ronis Silva CRM-TO 2787.

Agendar consulta no (63) 3214-5536.

Veja também