Psoríase.

Você está na categoria » Doenças
psoriase

A psoríase é uma doença crônica de pele, caracterizada pela proliferação excessiva do ceratinócitos, resultando em placas espessas, descamativas e com prurido, sendo vistas como lesões avermelhadas e descamação branca, pode também se manifestar com comprometimento de articulações.

Afeta de 1 a 3% da população mundial, sendo que a maioria dos pacientes tem lesão limitada a menos de 5% da superfície corporal.

A causa ainda é indefinida, mas apresentando um componente hereditário e um terço dos pacientes tem história familiar de psoríase.

Não é contagiosa. Pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum na infância e inicio da fase adulta e após os 40 anos.

Até o momento ainda é uma doença sem cura, mas com tratamentos de controle o paciente pode levar uma vida normal e sem nenhuma manifestação clinica da doença.

O diagnostico é feito pelo exame clínico e algumas vezes com a realização de biópsia.

O tratamento pode ser realizado com medicações tópicas, orais, injetáveis e uso de luz ultra violeta.

O grande problema para o paciente é que a psoríase afeta a pele , e muitas vezes com um aspecto feio e em regiões difíceis de esconder, gerando um grande impacto social, em função do preconceito, do medo de “ pegar “, afetando a qualidade de vida social e profissional.  Ao atender um paciente com psoríase eu procuro pegar na lesão e sair abraçado com ele do consultório. Fazendo isso eu acabo com o preconceito que esse paciente tem de si mesmo.

Por: Ronis Silva CRM 2787-TO

*Procure o médico de sua confiança. Seu dermatologista pode te ajudar a escolher o melhor tratamento.

Veja também: Vitiligo.