Queimaduras… Salve sua pele.

Você está na categoria » Notícias
quemaduras_pele_palmas_dermatologista_tocantins

Queimaduras são lesões na pele em consequência da ação não apenas do calor e do frio, as mais conhecidas, como de agentes químicos, como soda cáustica, por descargas elétricas e por animais e plantas, como o látex, a água-viva e a urtiga .
Grande parte das queimaduras ocorre no ambiente doméstico pelo contato direto e as maiores vítimas costumam ser as crianças e os idosos.

De acordo com a profundidade da pele atingida, as queimaduras podem ser classificadas como:

Queimaduras de primeiro grau: o calor destrói apenas a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. No local da lesão, surgem vermelhidão, inchaço e forte sensação de ardência. Geralmente, não há formação de bolhas.

Queimaduras de segundo grau: ocorre a destruição de camadas mais profundas da pele (toda a epiderme e parte da derme). Sua principal característica é a formação de bolhas, cheias de um líquido amarelo-claro.

Queimaduras de terceiro grau: são as mais profundas. Não há a formação de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pele morrem imediatamente. Na maior dos casos, o paciente não se queixa de dor, porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade aos estímulos dolorosos foram destruídas.

Cuidados importantes como primeiros socorros

1.Coloque a parte queimada debaixo de água corrente ou numa vasilha com água fria por cinco minutos para resfriar a pele e aliviar a dor. Depois, enxugue e proteja a região queimada com gaze ou com um pano seco e limpo.

2.Não aplique nenhum tipo de pomada, pó de café, manteiga, pasta de dente.

3.Nos casos de as roupas estarem pegando fogo, a pessoa não deve correr, porque o oxigênio do ar alimenta as chamas e o fogo se alastra. Se estiver sozinha, deve deitar no chão e rolar. Se houver alguém por perto, deve ser deitada e coberta com um cobertor, toalha ou lençol preferivelmente molhados para abafar o fogo. Se não for possível deitá-la, quem a está socorrendo deve jogar água fria de cima para baixo, isto é, da cabeça para os pés, a fim de evitar queimaduras no rosto, brônquios e pulmões.

4.Quando a queimadura for provocada por produtos químicos, a pessoa deve retirar a roupa molhada com o líquido (o que pode ser feito debaixo do chuveiro) e lavar a área atingida com água corrente fria.

Por: Ronis Silva CRM 2787-TO

Veja também: Queimadura solar.

Procure um médico da sua confiança. O seu dermatologista poderá te orientar sobre os melhores tratamentos.

Contato: (63) 3214-5536.

 

Siga Dr. Ronis Silva no Instagram

Siga Dr. Ronis Silva no Instagram