Tomar termogênico sem prescrição: 9 efeitos colaterais para impedi-la de seguir nesse erro.

Você está na categoria » Nutrologia
termogenico-faz-mal-1

Os termogênicos são os queridinhos da vez quando o assunto é dieta e emagrecimento. Afinal, quem não quer perder algumas calorias sem fazer nenhum esforço? Mas para tomar cápsulas, mesmo que naturais, é preciso ter o cuidado de consultar um profissional. Caso contrário, você pode sentir um dos 9 desagradáveis efeitos colaterais listados a seguir.

Termogênico: para que serve?
Guilherme Giorelli, diretor científico da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que os termogênicos podem ser compostos por princípios ativos de alimentos ou por uma substância desenvolvida em laboratório. “Cada suplemento tem um mecanismo de ação diferente”, explica. “Em geral, a termogênese é a transformação de parte da energia dos alimentos em calor”. Como resultado, o metabolismo fica acelerado e você acaba gastando mais calorias.

Antes de começar a tomar suplementos que estimulam a termogênese, é fundamental consultar um profissional. “Muitas doenças são silenciosas, ou seja, não dão sinal da sua presença, por isso uma é necessário fazer uma investigação diagnóstica”, explica o médico. “Os exames devem ser específicos para cada paciente, de acordo com sua historia clinica, no mínimo deve ser feito um exame físico minucioso”.

Efeitos colaterais dos termogênicos

Sem passar por uma avaliação profissional, o termogênico faz mal pois pode ser consumido em horários, composições e quantidades erradas, trazendo à tona problemas de saúde. A maioria deles está relacionada ao aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Pressão alta
A hipertensão é um dos principais efeitos colaterais dos termogênicos.
Esse efeito surge porque o suplemento libera maiores quantidades de noradrenalina, substância que faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais contraídos e, consequentemente, aumenta a pressão arterial.

Taquicardia e arritmia
A noradrenalina pode também alterar o ritmo cardíaco, uma vez que o coração precisará trabalhar mais para vencer a resistência das artérias.

Dor de cabeça
A diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que irrigam a cabeça pode desencadear esse tipo de dor.

Úlcera no estômago
Como muitos outros remédios, os termogênicos podem ser irritantes à mucosa do estômago e causar ou piorar úlceras. Se você tem o problema, é melhor evitar essas substâncias.

Insônia
O termogênico age como um estimulante do organismo e, por isso, pode ser difícil descansar e dormir quando você está tomando nas quantidades e horas erradas, por exemplo. Para entender a relação, basta lembrar que a cafeína, substância comumente relacionada à falta de sono, é altamente termogênica.

Tremores
O estímulo ao sistema nervoso pode causar excitação excessiva.
Essa é mais uma resposta à grande quantidade de neurotransmissores liberada. Quando excessiva, a estimulação do Sistema Nervoso pelos termogênicos pode fazer os músculos tremerem.

Alterações de humor
Os termogênicos são psicoestimulantes, por isso, quem tem ansiedade ou outras alterações de humor pode sentir um agravamento do quadro.

Resistência aos termogênicos
O especialista explica que o uso prolongado de termogênicos pode provocar resistência ao tipo de substância usada. Assim, será necessário usar doses cada vez mais altas para sentir os resultados, o que pode prejudicar o organismo.

Veja também: