Varicela ou catapora.

Você está na categoria » Doenças
varicela_catapora_dermatologista_palmas_tocantins.

A varicela, conhecida popularmente como catapora, é uma doença comum na infância, provocada pelo vírus da varicela-zoster ou herpesvírus humano tipo 3.

Doença altamente contagiosa, mas geralmente benigna, é transmitida por via aérea através de aerosóis eliminados pela fala, espirro ou tosse, mas também pode ser transmitida pelo contato com as lesões da pele, especialmente o líquido das bolhas rompidas.

Uma dica importante é: afastar a criança da creche ou escola a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Afeta principalmente crianças e adolescentes, mas também pode atingir adultos, especialmente quando há algum tipo de imunodeficiência.

A varicela gera imunidade que persiste por toda a vida, o que evita a sua recorrência. Apesar disso, o vírus se instala de forma latente no organismo e pode se reativar após muitos anos, dando origem ao Herpes zoster, conhecido como “cobreiro”.

A varicela é auto-resolutiva e as lesões evoluem espontaneamente para a cura, com a eliminação das crostas, mas podem deixar cicatrizes deprimidas na pele.

Complicações são raras e costumam afetar mais os adultos, principalmente os imunocomprometidos. Entre as mais comuns estão a encefalite, pneumonia e hepatite.

Nos casos de doença grave, ou quando adolescentes e adultos forem afetados, medicação antiviral pode ser indicada pelo médico pediatra ou dermatologista.

Já existem vacinas para a prevenção da Varicela, que chegam a proteger até 97% das crianças vacinadas.

Procure um médico da sua confiança. O seu dermatologista poderá te orientar sobre os melhores tratamentos.

Por: Ronis Silva CRM-TO 2787.

Contato: (63) 3214-5536.

Veja também